Flagra em CUBA – Roupa de trabalho

No começo deste ano tive a oportunidade de ir a Cuba para conhecer o lugar (quem gosta de cultura precisa ir) . Além das praias e lugares maravilhosos que conheci, um detalhe que não pude deixar de reparar, eram os uniformes de trabalho que os cubanos tinham que usar.

Vamos começar pelas mulheres, toda  mulher que trabalha em hotel, museu ou na parte de serviços possuía um modelo de uniforme padronizado, que era: saia, camisa de manga curta e um colete por cima. Se estivesse frio, usavam meia calça e um blazer por cima. A única coisa que mudava era as cores do uniforme, ou seja dependendo da empresa que ela trabalhasse a saia e o colete eram vermelhos, azul ou verde e assim vai. O mais interessante, além das cores super fortes que eles usam (difícil achar um uniforme preto por exemplo, o mais discreto é azul marinho), era o comprimento da saia do uniforme. Aqui no Brasil, saia para trabalho tem que ser na altura do joelho, lá a saia é muito mais curta, veja a foto abaixo (desculpem a má qualidade da primeira foto):
CIMG7148

 

DSC00171_2

Como disse antes, todos os uniformes são assim; independente da idade; do biotipo e do estilo da empresa ou da mulher. Dependendo do porte da mulher a saia ficava realmente muito curta, situação que aqui no Brasil não pode de jeito nenhum ou seja o que para nós é estranho, para eles é padrão e mais do que normal.

Agora falando dos homens, em especial dos motoristas de ônibus. Todos os cubanos que trabalhassem como motorista tinham que usar: camisa de manga curta azul e gravata com estampa de carros (acho que vendia junto com o uniforme, pq todas eram iguais).Principalmente depois da saída de Fidel, algumas companhias estão um pouco mais liberais em relação à isso e por isso hoje já se encontram taxistas e motoristas, sem gravata ou até mesmo com a camisa branca, mas ainda é bem difícil.

Aqui isso seria um pouco estranho, mas enfim, é uma questão cultural então nós só observamos. Mas que é estranho é…Imagina só? Motoristas com gravatas com estampa de carro…rs…vai entender…

Beijos

DD

2 Respostas to “Flagra em CUBA – Roupa de trabalho”

  1. Luciana Says:

    ..olá meninas..pois é ., cultura é cultura né…Parabéns pelas matérias..Estão Demais!!!Continuem assim..to todos os dias olhando viu..
    Abraços da amiga Lu de Joinville, SC.
    Bjkas..

  2. Obrigada Lú!!!!!!Adoramos suas visitas…beijos!!!!DD e BF

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: